A Tires Solutions, uma empresa do grupo Pneus Expresso, é especializada na venda online de pneus. Atua com importação direta, distribuição e vendas a varejo de pneus de passeio novos e remoldados de várias marcas, modelos e medidas.

Qual a melhor medida de pneu para carros off-road?

Informações
pneu off-road, tires solutions medida de pneu pneu off-road lama

Escolher a medida de pneu ideal para um veículo off-road muitas vezes não é tarefa fácil.

Isso porque existem inúmeras opções no mercado, cada uma com suas características e atributos diferentes. Além disso, os preços podem variar muito, oferecendo das opções mais baratas às mais completas.

No texto a seguir, você encontrará as principais dicas e informações que irão lhe ajudar na escolha deste item.

Como escolher a medida de pneu ideal para o meu off-road?

Ao utilizar uma pick-up off-road ou um utilitário esportivo, diversos tipos de terrenos podem ser enfrentados pelo condutor com seu veículo.

Sejam morros, terras de lama, cascalho ou areia, existem pneus mais indicados para os terrenos não pavimentados.

Por isso, é fundamental analisar bem antes de comprar o seu, escolhendo o modelo e a medida que mais se adequa às suas necessidades.

Definindo o pneu a partir do uso

Quando a proposta de uso do pneu off road seja em um SUV ou em uma picape que costuma apenas visitar locais mais afastados, o ideal é utilizar um pneu misto 80/20.

Para isso, os pneus do tipo A/T são os mais indicados, afinal seu uso se dá em um off-road mais leve, quando há a necessidade de encarar acessos com estrada de terra.

Caso o uso do veículo se dê de forma alternada, tanto na cidade quanto no campo, esse tipo também é o recomendado, utilizando a medida de pneu conforme o veículo.

Entretanto, quando o uso do veículo off-road se dá especialmente em terrenos acidentados e estradas de terra, a melhor opção são os pneus M/T, os quais são capazes de entregar a tração e aderência necessárias para que o veículo consiga se locomover com tranquilidade nestes ambientes.

Além disso, estes itens apresentam uma durabilidade acima da média, garantindo resistência nos terrenos mais desafiadores.

E as medidas de pneu off-road?

Diferentemente dos pneus convencionais, os pneus off-road podem apresentar duas maneiras diferentes de medidas a serem interpretadas: em milímetros e em polegadas.

As medidas principais dos pneus costumam ser informadas em milímetros quando os itens são fabricados em território nacional, pois seguem o padrão estabelecido pela legislação brasileira.

Já quando os pneus são importados, podem apresentar a medida em polegadas, representando o padrão americano. Nesse sentido, fazer a conversão para milímetros é uma das formas de facilitar o momento de compra e avaliação do melhor modelo.

Para saber se a medida de pneu bate com a do seu veículo, deve-se considerar as especificações de largura, altura e diâmetro do aro. Veja abaixo sobre elas:

  • Largura: costuma variar entre 245mm e 315mm. Os pneus mais largos costumam oferecer uma maior estabilidade por conta de sua área de contato maior.
  • Altura: mostra a distância entre o diâmetro interno e externo, e varia entre 65% a 85% do valor da largura. A tração é maior em modelos mais robustos.
  • Diâmetro do Aro: essa medida mostra o tamanho da roda. No caso dos pneus off-road, as rodas costumam variar entre aro 15 a 18. Entretanto, existem modelos ainda maiores.

Lembre-se de seguir sempre as recomendações do fabricante na hora de escolher a medida certa do seu pneu, pois caso elas não forem respeitadas há o risco do item não comportar as exigências do veículo.

Gostou das nossas dicas? Leia também o texto “Carros Off-road: como deixar o seu veículo com essa pegada?” em nosso blog clicando aqui!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *