A Tires Solutions, uma empresa do grupo Pneus Expresso, é especializada na venda online de pneus. Atua com importação direta, distribuição e vendas a varejo de pneus de passeio novos e remoldados de várias marcas, modelos e medidas.

O que é o lift de suspensão?

Informações
lift de suspensão, pneus, tires solutions como fazer o lift de suspensão

Você já ouviu falar em lift de suspensão? Para entender melhor sobre o que é o lift de suspensão, precisamos entender primeiro sobre os diferentes tipos de terreno em que um veículo pode transitar.

Os pneus podem ser classificados em 3 categorias conforme a sua fabricação: para vias pavimentadas; terrenos mistos ou terra:

  • Vias pavimentadas: Pneus para o asfalto, concreto ou pistas similares.
  • Terreno Misto: Pneus feitos para rodar tanto em vias pavimentadas quanto em vias não pavimentadas. 
  • Terra: Pneus feitos para a terra, lama e pistas com pedras.

Apesar dos diferentes terrenos em que os veículos transitam, ainda enfrentamos vários problemas com as vias pavimentadas no dia a dia. Entre eles, os principais são os buracos no asfalto.

É nesse contexto que surge o lift de suspensão, que consiste basicamente em levantar a suspensão do carro.

Por que fazer o lift de suspensão?

O principal motivo para a realização dessa alteração no veículo é proteger a carroceria contra batidas e ranhuras que podem acontecer em vias acidentadas.

Principalmente os donos de picapes e SUVs costumam aderir a esse tipo de modificação em seu veículo. Por possuírem uma maior tendência a prática off-road, erguem a carroceria de seus veículos para terem um melhor aproveitamento em pistas de terra e lama.

Muitas pessoas também optam por colocarem pneus de perfil mais alto em seus veículos para obter esse efeito de uma forma mais simples, como é o caso dos pneus all-terrain.

Agora que você já entendeu o que é o lift de suspensão e o porquê dessa modificação ser implementada, conheça também as principais vantagens da sua aplicação.

Quais as vantagens de erguer a suspensão do veículo?

Como foi tratado anteriormente, o principal objetivo de fazer o lift de suspensão é aumentar a altura da carroceria comparada ao solo.

As principais vantagens dessa prática estão relacionadas aos ângulos de entrada e saída do veículo, que auxiliam no desempenho em pistas de lama e terrenos esburacados.

Além disso, quanto maior a altura da carroceria, mais espaço é liberado para as rodas, possibilitando a instalação de rodas maiores (que também ajudam no aumento da altura da carroceria comparada ao solo).

Porém, o lift de suspensão também traz algumas desvantagens. Ao alterar a altura da carroceria, estamos alterando o centro de gravidade do veículo, e consequentemente a sua dirigibilidade.

Dessa maneira, o cuidado deve ser redobrado em curvas e manobras mais arriscadas, pois com o centro de gravidade mais alto, o risco do carro capotar também é maior.

Como posso fazer o lift de suspensão no meu veículo?

Fazer modificações em estruturas do seu veículo é sempre algo arriscado, pois qualquer detalhe pode alterar completamente a sua aerodinâmica, estabilidade e dirigibilidade.

Por isso, é essencial realizar uma boa avaliação do que será feito no veículo, sempre com o auxílio de um bom profissional.

Normalmente, é utilizado um kit lift para fazer esse procedimento, e ele consiste em um conjunto de peças que são instaladas na parte inferior da suspensão do carro, tornando ele mais alto.

Existem dois tipos de kits de lift de suspensão: o Lift e o Body Lift

  • Lift – Envolve a substituição e a reconstrução de diversos componentes da suspensão do veículo, sendo um procedimento um pouco mais complexo, porém mais eficiente.
  • Body Lift – Envolve a instalação de calços no conjunto de suspensão levantando a carroceria. Essa mudança não altera nada na suspensão do veículo, exceto a distância do chassi para a carroceria.

O procedimento de instalação e aplicação do lift de suspensão deve ser feito por um mecânico especializado e de confiança, pois se trata de um processo complexo que pode prejudicar o desempenho do seu veículo, caso instalado de forma errada.

Gostou de entender melhor sobre o que é o lift de suspensão? A Tires Solutions é a sua primeira opção quando falamos em compra segura, e possui os pneus ideais para você utilizar em seu veículo com a suspensão alta. Clique aqui e confira nossas ofertas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *