A Tires Solutions, uma empresa do grupo Pneus Expresso, é especializada na venda online de pneus. Atua com importação direta, distribuição e vendas a varejo de pneus de passeio novos e remoldados de várias marcas, modelos e medidas.

26X10R12: Você sabe ler essa medida de pneu?

Informações
medida de pneu, pneu, pneus novos MEDIDA DE PNEU

Se você leu nosso post explicando o significado das medidas de pneu, você conseguirá calcular as dimensões da maioria dos pneus vendidos no mercado. Porém, as vezes, podemos nos deparar com algumas medidas um pouco diferenciadas, como temos no pneu 26X10R12, por exemplo.

Esse tipo de medida pode parecer confuso para você, justamente por não seguir o mesmo padrão das outras. Mas após você ler esse post, te garanto que suas dúvidas acabaram e você será capaz de saber as dimensões de qualquer pneu que use esse sistema de medida.

Sistema de medidas americano

Todas as medidas apresentadas da seguinte maneira: 31X10.5R15 seguem o mesmo sistema de medidas, o sistema americano, que ao contrário do resto do mundo, tem o calculo das dimensões feito em polegadas, ao invés de centímetros.

O que cada número significa?

Antes de mais nada, precisamos separar os números dispostos na medida. Por exemplo no pneu 31X10.5R15 teremos os valores: 31, 10.5 e 15. E a partir deles iremos fazer um calculo para descobrir quanto equivale cada um em centímetros, da forma como já conhecemos.

O calculo é bem simples, basta multiplicar cada número por 2,54, afinal 1 polegada equivale á exatos 2,54 centímetros. Então as medidas que antes estavam dispostas em polegadas, agora estarão em centímetros.

Seguindo o exemplo já citado acima, temos que:

  • O número 31 indica o diâmetro/altura total do pneu em polegadas. Que multiplicado por 2,54 resulta em um diâmetro/altura total de 78.74 centímetros;
  • O próximo numero, que seria o 10.5, representa a largura da sua banda de rodagem em polegadas. Equivalente á 26.67 centímetros;;
  • Já o terceiro número é sempre calculado em polegadas e sempre irá determinar o aro. Nesse caso, temos um pneu aro 15.

OBS: A letra R que aparece nas medidas sempre vai indicar que é um pneu de construção radial, que hoje são os pneus predominantes no mercado.

Essa regra se aplica em todas as medida que apresentam esse mesmo sistema: (Numero) X (Numero) R (Numero), como temos na medida 26X10R12, apresentada no título.

Aplicação em veículos

Pneus com esse sistema de medida americana geralmente são usados em veículos fabricados no mesmo pais que o utiliza, nos Estados Unidos. Por exemplo, no pneu 31X10.5R15, já citado acima, podemos achar várias picapes americanas antigas que tem ela como medida original, como a S-10, L200, Pajero e Grand Cherokee.

Na verdade, os veículos que utilizam essas medidas serão ou carros antigos ou de uso reservado para determinada área, como os Quadrículos, Veículos Agrícolas e OTR’s.


2 respostas para “26X10R12: Você sabe ler essa medida de pneu?”

  1. preciso saber sobre este assunto dobre peneus

    • Eduardo disse:

      Olá Hildo! Tudo bem?

      Que ótimo, espero que tenha tirado todas as suas dúvidas no post!

      Para qualquer dúvida que o senhor tiver estamos à disposição para te responder.

      Atenciosamente, Equipe Tires Solutions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *