A Tires Solutions, uma empresa do grupo Pneus Expresso, é especializada na venda online de pneus. Atua com importação direta, distribuição e vendas a varejo de pneus de passeio novos e remoldados de várias marcas, modelos e medidas.

Montar os pneus novos na dianteira ou na traseira?

Informações
dianteira, pneu novos, pneus, pneus velhos, rodizio, traseira

Não é segredo pra ninguém que os pneus dianteiros, na maioria das vezes, gastam mais rapidamente que os traseiros.
E que nesses casos, é comum comprarmos somente dois, para substituir somente os que estão gastos. Porém é comum surgirem algumas dúvidas em meio a isso, como por exemplo, a de onde colocar esses dois pneus novos, na dianteira ou na traseira.

E por isso preparamos esta postagem, onde vamos esclarecer todas as dúvidas mais frequentes em relação a troca dos pneus de um automóvel!

Por que os pneus dianteiros gastam mais?

Antes de qualquer coisa, você sabe porque os pneus dianteiros tendem a carecar antes dos traseiros?
Se você já ouviu dizer que é por causa da tração, que vem desse mesmo eixo, saiba que está correto, em partes.

Carros com tração dianteira realmente tem os pneus dianteiros gastando mais rapidamente, mais do que em qualquer outro tipo de tração. Porém, se você notar, um veículo com tração traseira ou 4×4 também tem-se um gasto mais rápido nos pneus dianteiros. E então, por que desse gasto mais acelerado?

É simples! Eles tendem a carecar mais rapidamente por três motivos principais.

Primeiro, porque os componentes mais pesados do veículo geralmente se encontram debaixo do capô. Na dianteira. Peso esse que exige mais dos pneus desse eixo.

Segundo, por conta do maior atrito que eles vão sofrer na hora de fazer as curvas.

E terceiro, por conta da frenagem. Por exemplo, quando se faz uma frenagem brusca, você não é empurrado para frente? Pois então, você e todo o peso do carro!

E adivinha quem tem que aguentar esse peso que é jogado pra frente? Sim, os pneus dianteiros.

Afinal, traseira ou dianteira?

Agora que você já sabe o motivo do desgaste, podemos partir para a principal dúvida!

Coloco os pneus novos na dianteira ou na traseira?

Apesar de parecer mais seguro coloca-los na dianteira, o recomendado pela maioria dos especialistas é pôr na traseira.
Isso se deve ao fato de que controlar um carro com um pneu dianteiro danificado se torna muito mais fácil do que o traseiro, afinal ainda se tem o volante para controlar a direção que o carro irá tomar, além de várias tecnologias, hoje presentes nos veículos, que auxiliam no manuseio dos mesmos.

Enquanto pelo outro lado, se um pneu traseiro ser danificado, murchar muito rapidamente ou estourar, o seu controle sobre o veículo será parcialmente ou totalmente comprometido, o que pode levar a um acidente muito mais grave do que se fosse num pneu dianteiro.

Então, se algum dia surgir essa dúvida novamente, sempre lembre de colocar os pneus novos atrás, para fim de garantir um melhor aderência na traseira e maior segurança na condução do veículo.

E vale lembrar também, que se você for trocar somente dois pneus eles devem ter a mesma medida e as mesmas especificações dos outros dois, para não comprometer o desempenho do veículo e a segurança dos passageiros.

E para isso conte conosco!

Aqui na Tires Solutions temos nossa central de atendimento ao cliente, que fica sempre disponível em horário comercial, para tirar toda e qualquer dúvida que surgir quando você for comprar pneus novos. Juntamente com nosso site oficial: www.tiresolutions.com.br onde você tem acesso a todo o nosso catálogo e poderá encontrar o pneu ideal para suas jornadas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *