A Tires Solutions, uma empresa do grupo Pneus Expresso, é especializada na venda online de pneus. Atua com importação direta, distribuição e vendas a varejo de pneus de passeio novos e remoldados de várias marcas, modelos e medidas.

Carros off-road: Como deixar o seu veículo com essa pegada

Informações
carros, off-road, pneus Carros off-road e pneus mud terrain: como deixar o seu com essa pegada

Para os amantes de carros off-road, esse esporte vai além de uma paixão.

Os modelos de veículos com tração nas quatro rodas são mais resistentes, feitos especialmente para terrenos irregulares.

Mas em veículos convencionais, é possível fazer modificações que o transformem em off-road?

A resposta é sim! Porém é fundamental observar as principais necessidades de cada tipo de carro para que elas sejam implementadas.

Leia o nosso artigo e saiba como transformar o seu veículo convencional em um carro off-road.

O que é o off-road?

Traduzindo para o português, “Off-road” significa “fora da estrada”, e esse nome vem da capacidade dos veículos de andarem fora das estradas asfaltadas.

Essa palavra é utilizada para se referir a qualquer atividade, seja ela esportiva ou automobilística, realizada em locais não pavimentados e de difícil acesso.

Os carros off-road conquistam cada vez mais aquelas pessoas que gostam do contato com a natureza e a adrenalina, ao mesmo tempo em que proporcionam um afastamento da cidade.

Os primeiros carros off-road surgiram na Segunda Guerra Mundial, e serviam para ajudar no deslocamento dos soldados em lugares de difícil acesso. Atualmente eles são usados de forma esportiva ou como hobby, atividade perfeita para os momentos de lazer.

Como deixar o seu carro off-road?

Para transformar o seu veículo convencional em um carro off-road, é muito importante atentar para quais são as necessidades que ele precisará atender.

Em relação ao terreno, algumas modificações são mais importantes do que outras. Porém, existem alterações que são fundamentais para tornar um carro off-road.

A preparação do carro começa pelas modificações da suspensão para a instalação dos pneus maiores. Já falamos aqui sobre o lift de suspensão, que consiste basicamente na prática de levantar a suspensão.

O tamanho da suspensão em relação ao chão varia de acordo com o uso do carro: se você pretende usar apenas em estradas de chão, a altura não precisa ser tão grande quanto para o uso em estradas acidentadas e cheias de pedras.

Dependendo do modelo do carro, é possível mexer na suspensão apenas utilizando um calço. Já em alguns casos é necessário a troca e substituição de algumas peças do conjunto.

Já em relação aos pneus, o ideal é o uso dos modelos AT (all-terrain) ou MT (mud-terrain). Eles são indicados para as estradas de chão, e também variam de acordo com o terreno que serão submetidos.

Os modelos AT são de uso mais amplo, podendo ser usados na terra e no asfalto. Já os modelos MT são de uso mais direcionado, sendo utilizados em estradas de terra e lama.

Para garantir a sua segurança é fundamental contar com a orientação de um profissional, pois ele irá te ajudar na escolha certa.

Outros equipamentos

Além dos pneus e da suspensão, outras modificações também podem agregar ao seu carro off-road.

É o caso da proteção de peito, câmbio, transferência e o tanque do veículo. Além destes, um dos itens que pode ser incluído no conjunto é o guincho. Ele pode salvar o seu carro em ocasiões de atolamento.

Outro item que pode ser essencial para quem é mais aventureiro é o snorkel, que consiste em um cano com abertura na parte de cima que serve para captar o ar do motor caso o carro esteja em terrenos alagados ou até na água.

Todas as modificações realizadas no carro devem ser revisadas pelo INMETRO, que é responsável por emitir um laudo que deve ser apresentado no DETRAN, onde a documentação do veículo será regularizada.

E aí, gostou das nossas dicas para transformar o seu veículo em off-road? Acesse o nosso site e confira alguns pneus que podem compor o seu projeto!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *