A Tires Solutions, uma empresa do grupo Pneus Expresso, é especializada na venda online de pneus. Atua com importação direta, distribuição e vendas a varejo de pneus de passeio novos e remoldados de várias marcas, modelos e medidas.

Suspensão do carro: conheça os principais cuidados

Informações
pneus, suspensão, tires suspensão do carro desgaste nos pneus

Na hora de fazer a revisão do seu carro, um dos principais itens que precisam de atenção é a suspensão.

Isso porque ela é uma peça fundamental para o bom funcionamento e desempenho do veículo.

Com o tempo, a suspensão pode apresentar diversos problemas, como o desgaste nas molas e amortecedores. 

Como prevenir é sempre melhor do que remediar, saber quais são os principais cuidados que deve ter com esse sistema é fundamental!

Como cuidar da suspensão?

A principal função da suspensão do veículo é absorver os impactos causados pelas imperfeições na estrada enquanto o pneu roda por ela.

Dessa maneira, o carro se mantém estável e promove a segurança para os passageiros e para os outros condutores da via.

Outra função muito importante da suspensão é evitar que o interior do veículo se movimente muito, garantindo que o carro seja confortável ao trafegar.

Para manter a integridade desse sistema em dia, alguns cuidados são necessários:

1 – Realize as revisões periódicas

Não deixe de visitar uma oficina ou um mecânico de confiança ao perceber qualquer irregularidade, principalmente se ela for relacionada à suspensão.

A manutenção preventiva também é fundamental para manter o bom funcionamento do seu carro, sendo muito mais fácil de resolver os problemas antes que eles aconteçam.

Esse é um cuidado que também requer planejamento, afinal você deve ficar atento à vida útil de todos os componentes do seu veículo. 

2 – Cuidado com as rodas e pneus

Para  que o sistema de suspensão seja preservado, o alinhamento e balanceamento das rodas devem estar sempre em dia.

Esses cuidados ajudam a distribuir de forma equilibrada a massa do automóvel, evitando problemas e até mesmo acidentes causados pela má distribuição do peso.

Ao mesmo tempo, o alinhamento e balanceamento dos pneus faz com que a performance do carro seja mais assertiva na hora de desviar de buracos e defeitos da estrada.

3 – Lave o carro sempre que possível

A poeira e os detritos prejudicam a lubrificação do sistema de suspensão do veículo, desgastando ainda mais todas as peças.

Na hora que for lavar o seu carro, lembre-se sempre de lavar também as molas e amortecedores, de preferência com água e sabão neutro.

Dica Extra

Mesmo tomando todos esses cuidados, ainda podem acontecer problemas na suspensão. Por isso, fique atento a possíveis barulhos, trepidações ou falhas, pois, na maioria das vezes, elas indicam possíveis problemas com os mecanismos do seu carro.

E os pneus?

O desgaste nos pneus é diretamente impactado pela suspensão do carro, afinal é a geometria que faz com que o veículo fique em perfeito equilíbrio.

Os engenheiros projetam os veículos para que a geometria minimize o desgaste irregular, mas não projetam o seu desempenho para funcionar com componentes e peças desgastadas.

É por isso que tanto o conjunto de molas e amortecedores quanto os pneus, se funcionarem de forma desgastada, prejudicam um ao outro.

Em poucas palavras: molas boas significam pneus bons. A vida útil da mola se desgasta durante o uso, prejudicando também os ângulos de alinhamento ocasionados pelo desgaste irregular dos pneus.

Contar com o pneu certo nesse momento é fundamental. Que tal passar em nossa loja online e levar para casa aquele modelo que você tanto quis ter? Clique aqui e confira!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *