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Sulcos do pneu: conheça as suas funções

Informações
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Todo pneu radial conta com sulcos ao longo de sua banda de rodagem, cumprindo funções essenciais para o bom funcionamento do item.

Os sulcos do pneu são canais localizados no sentido tangencial, e servem principalmente para escoar a água para evitar aquaplanagem. Os desenhos também são responsáveis por garantir a aderência do pneu à pista.

Como isso é possível? Descubra agora mesmo lendo o texto que preparamos para você!

Como funcionam os sulcos dos pneus?

Em tempos chuvosos a água fica acumulada na rua por conta da baixa absorção do cimento e do asfalto. Por isso, é possível ver poças de água na via, mesmo horas depois de uma chuva.

O risco dessa situação é que a água pode causar um problema: a aquaplanagem dos veículos. Trata-se da situação quando a água forma uma ligeira camada que fica entre o pneu e o solo.

Os sulcos do pneu possuem a função de evitar que isso ocorra.

Eles formam um canal pela banda de rodagem, puxando a água que está na rua e conduzindo-a para longe através do movimento natural da roda do carro.

A quantidade de sulcos incorporados a um pneu segue algumas regras de design, as quais são estabelecidas de acordo com o propósito do pneu. Normalmente essa quantidade é proporcional à sua dimensão.

No mercado, podemos encontrar modelos de pneus que vão de 1 até 5 sulcos, dependendo do seu uso.

Por exemplo, os pneus direcionais especializados para pistas molhadas possuem apenas um grande e profundo sulco que escoa a água com a ajuda de sulcos laterais angulares.

Mesmo estando bem adaptados para uso em pista molhada, esses modelos acabam pecando em outros aspectos quando performam em outras condições.

Entretanto, pneus com muitos sulcos também não são ideais. Esse excesso causaria um desgaste acelerado e deixaria o item muito mais barulhento.

Os pneus novos, com 100% de sua capacidade de dispersão, são capazes de dar vazão a até 30 litros de água por segundo a uma velocidade de 80 km/h.

Porém, essa performance depende estreitamente da profundidade dos sulcos e dos fatores de construção do pneu. Quando atingem o limite de 1,6 mm essa capacidade cai para 55%, impactando diretamente a dirigibilidade e a segurança do condutor.

Confira o desgaste dos pneus para garantir o seu bom funcionamento

Para verificar a integridade e saber o momento certo de substituir os pneus, vale conferir os indicadores de desgaste máximo inseridos nos sulcos principais.

O chamado TWI (Tread Wear Indicator), quando nivelado com as barras ou blocos dos componentes do pneu, aponta que ele já atingiu sua profundidade mínima.

Uma técnica eficaz para medir a profundidade dos sulcos é utilizando uma moeda de R$1,00. Se o anel dourado desaparecer ao ser inserido no sulco você pode rodar com seu carro sem problemas. Caso contrário, o pneu já está desgastado ao ponto de trocá-lo.

Lembre-se: rodar com o pneu careca, além de ser infração de trânsito, coloca a segurança dos condutores e pedestres em risco, podendo causar acidentes gravíssimos.

Em nosso blog, você entende melhor sobre a importância dos sulcos e quais são os principais danos de rodar com pneus desgastados. Clique aqui e leia o texto “O que é aquaplanagem e como lidar com ela?”


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