A Tires Solutions, uma empresa do grupo Pneus Expresso, é especializada na venda online de pneus. Atua com importação direta, distribuição e vendas a varejo de pneus de passeio novos e remoldados de várias marcas, modelos e medidas.

O que é aquaplanagem e como lidar com ela?

Informações
o que é aquaplanagem e como evitar esse incidente

Você sabe o que é aquaplanagem?

Trata-se de um fenômeno físico que ocorre quando um veículo passa por uma camada de água e perde o atrito com o asfalto.

O grande perigo desse fenômeno é que o condutor acaba perdendo o controle do carro, podendo se envolver em acidentes gravíssimos.

Leia o texto a seguir e saiba o que fazer caso isso aconteça enquanto você estiver dirigindo.

O que é aquaplanagem?

A aquaplanagem acontece no momento em que os pneus perdem o contato com o solo e “aquaplanam” nas poças de água que ficam acumuladas nas estradas.

Os seus sulcos são projetados para expelir a água que fica acumulada no asfalto, prevendo e prevenindo esse problema. Porém, quando a quantidade de água é muito alta ou os pneus estão gastos, a aquaplanagem pode acontecer mais facilmente.

Outro fator que facilita a perda da aderência dos pneus com o solo são as altas velocidades. Em dias chuvosos, é essencial manter velocidades baixas para que não ocorra a perda da estabilidade do carro.

Se o veículo aquaplanar, é fundamental saber como agir. O primeiro passo é manter a calma e não pisar no freio bruscamente. Isso porque ao frear, ocorre a transferência de peso do veículo, travando as rodas e agravando ainda mais a situação.

Os freios ABS funcionam de uma forma mais tranquila e segura em casos de aquaplanagem, pois evitam o travamento das rodas. Se o seu carro possui ABS, freie progressivamente até que a aderência ao solo seja recuperada.

Já em carros onde o ABS não está presente, tire o pé do acelerador gradativamente, desacelerando o carro e mantendo o volante em sua trajetória. Dessa forma você pode evitar até mesmo acidentes.

Quando você sentir que os pneus retomaram o solo, vire o volante levemente de uma lado para o outro para confirmar que o carro está firme na pista novamente.

O que fazer para evitar a aquaplanagem?

Agora que você já entendeu o que é aquaplanagem, deve estar se perguntando: como faço para evitar que isso aconteça?

Além das ações que você precisa realizar no momento da aquaplanagem, é essencial manter a boa manutenção dos pneus do seu carro.

Fique sempre atento ao índice TWI, evitando o uso de pneus carecas e muito gastos. Além disso, faça a calibragem com a pressão recomendada pelo fabricante.

Isso porque quando o pneu está mais largo, pior é o seu desempenho em pistas alagadas, já que o pneu oferece uma maior área de contato e não expele a água com tanta facilidade quanto o pneu calibrado corretamente.

Outra medida importante para preservar a vida útil dos pneus é realizar o rodízio a cada 5 mil quilômetros rodados, mantendo o desgaste uniforme.

Por último, mas não menos importante, se estiver chovendo não corra. O ideal é conduzir o veículo com uma velocidade de 10km/h a menos do que a permitida na via. 

No blog da Tires, você encontra mais dicas e novidades sobre o universo de pneus e automóveis. Clique aqui e saiba mais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *