A Tires Solutions, uma empresa do grupo Pneus Expresso, é especializada na venda online de pneus. Atua com importação direta, distribuição e vendas a varejo de pneus de passeio novos e remoldados de várias marcas, modelos e medidas.

Quanto tempo dura o estepe?

Informações
estepe, pneus estepe pneu tires pickups e suvs

Você já teve que colocar o estepe do seu carro pra rodar?

Se sim, você já percebeu que ele é diferente dos outros pneus do seu carro, possuindo características diferentes de tamanho, espessura e durabilidade.

Ele não é feito para ser usado de forma intensiva, e deve-se respeitar o limite de 80km/h quando está instalado no veículo, afinal se trata de um pneu de emergência.

Mas a questão que fica é: quanto tempo ele dura? Leia a nossa matéria e descubra agora!

Sobre a durabilidade do estepe

O estepe somente deve ser utilizado pelo tempo e pela distância necessária para que você possa chegar até uma borracharia. O motivo disso é que a sua durabilidade é muito menor do que um pneu comum.

Isso se deve por ser um item emergencial, funcionando com capacidades reduzidas de frenagem e desempenho.

Por ser mais estreito, ele tem menos aderência e pode fazer com que o carro perca o controle de forma inesperada e cause acidentes graves.

Normalmente as restrições de distância e velocidade dos pneus seguem a padronização 80/80, ou seja 80 quilômetros de distância e 80km/h de velocidade.

Dessa forma, quando esses limites são ultrapassados, os riscos se intensificam e representam uma ameaça à vida das pessoas.

Existe um consenso em que eles conservam as suas características durante cinco ou seis anos após sua fabricação. Passado esse tempo, os pneus começam a ressecar e perder em flexibilidade, reduzindo a sua performance.

Passados 10 anos de sua fabricação, eles já começam a trincar e falhas surgem em sua estrutura. Por isso, deve-se atentar para a sua validade.

Como identificar o código de verificação do pneu

Em todos os pneus comercializados no Brasil, existe um código alfanumérico que indica informações sobre sua fabricação.

É mais conhecido como DOT (que significa Department of Transportation), e traz dados sobre a planta onde o pneu foi produzido, medida e modelo e sua data de fabricação.

Relacionado à validade dos pneus, o código DOT é composto por 4 dígitos, onde os dois primeiros são a semana e os dois últimos são o ano.

Por exemplo: para um DOT representado pelo número 3903, quer dizer que ele foi fabricado na trigésima nona semana do ano de 2003.

Lembre-se que o mau uso dos pneus diminui a sua vida útil com muita rapidez, e no caso dos estepes é essencial manter alguns cuidados para que ele se mantenha conservado.

Cuidados com o estepe do seu carro

Como ele passa muito tempo sem uso, é preciso de uma maior atenção nos cuidados com o seu estado. Veja alguns deles abaixo:

1 – Procure calibrar o pneu sobressalente sempre que possível.

2 – Caso ele for utilizado e estiver “careca”, substitua-o por um novo.

3 – Fique atento ao prazo de validade do pneu.

4 – Se possível, utilize uma capa protetora para o estepe.

Todos esses cuidados devem ser constantes, já que nunca se sabe quando será necessário o uso do estepe.

Quer saber mais curiosidades e dicas em relação ao universo automotivo? Acesse o nosso blog clicando aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *