A Tires Solutions, uma empresa do grupo Pneus Expresso, é especializada na venda online de pneus. Atua com importação direta, distribuição e vendas a varejo de pneus de passeio novos e remoldados de várias marcas, modelos e medidas.

PNEU IMPORTADO VALE A PENA COMPRAR?

Informações

Normalmente passamos sempre pela mesma dúvida na hora de trocar um pneu. São tantas marcas e opções que a maioria de nós fica bastante confuso, afinal de contas, não dá para saber se todos são realmente bons.
E isso piora ainda mais com a quantidade de novos produtos sendo importados todos os dias. Os preços são tentadores se comparados com os de marcas que já produzem no país (nestes produtos praticamente mais da metade do preço são impostos nacionais.). O que nos leva à dúvida: pneu importado vale a pena?
Muitos motoristas ainda têm medo de comprar pneus importados para usar em seus carros. Afinal, grandes partes dessas peças costumam ser produzidas em países dos quais não conhecemos o método de produção. No entanto, esse tipo de pensamento é um erro. Por não confiar em pneus importados estamos perdendo uma excelente oportunidade de usar itens de boa qualidade em nossos carros. Isso mesmo, alguns pneus importados são melhores que os pneus nacionais. Quer entender mais sobre isso? Então, siga a leitura…

O que são pneus importados?
Como o nome já diz, pneus importados são aqueles que não são produzidos no Brasil. Normalmente, eles são fabricados na China e importados para o nosso país por várias marcas diferentes. De acordo com a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), cerca de 40% do mercado brasileiro hoje é dominado pelos importados. Uma das razões do crescimento do mercado chinês é seu preço bem mais baixo, aliado ao aumento dos preços dos produtos fabricados internamente.
É importante saber que essa variação dos preços pode vir acompanhada de uma diferença na qualidade e na durabilidade dos pneus. É por esse motivo que foi criado um sistema de classificação do Inmetro. Com esse sistema, é possível comparar pneu a pneu e entender quais são os melhores.
Os fabricantes nacionais já produziam pneus de alta qualidade mesmo antes do início do programa. Desde 2015, além da diferenciação dos produtos no mercado, a etiqueta também passou a ser mais um estimulo à competitividade entre os fabricantes, o que favorece o desenvolvimento e a fabricação de produtos cada vez mais eficientes

Como funciona o sistema de classificação do Inmetro?
O sistema de classificação de pneus do Inmetro é inspirado no modelo europeu de avaliação e classifica todos os pneus vendidos no Brasil em três critérios diferentes. São eles:

Resistência ao rolamento
Está diretamente relacionada à eficiência energética, uma vez que mede a energia absorvida quando o pneu está rodando. Com isso, quanto menor for a resistência ao rodar, menor será o consumo de combustível e, consequentemente, menor será o impacto ao meio ambiente (emissão de CO 2 ). Na etiqueta, os pneus serão classificados em seis níveis, sendo A o mais eficiente e até F.

Aderência em pista molhada
É um indicador do desempenho que informa ao consumidor sobre a aderência do pneu em pistas molhadas. As escalas vão de A (melhor desempenho) até E, e abrange pneus para veículos de passeio e pesados. Essa classificação mede a distância percorrida pelo veículo após a frenagem quando a pista está molhada.

Ruído externo
Indica o nível do ruído produzido pelos pneus em decibéis (dB) e, consequentemente, o impacto no meio ambiente. Este critério deve ter como limite máximo 75 dB para pneus de veículos de passeio, 77 dB para pneus de veículos comerciais leves e 78 dB para pneus de caminhões e ônibus.

Com isso, é possível desconsiderar a marca e olhar apenas para o desempenho dos pneus. Desse modo, o consumidor sabe exatamente qual é a classificação e a qualidade. Basta olhar na etiqueta os resultados dos testes e a nota que aquele modelo recebeu. Na prática, isso permite que o consumidor possa vencer o medo de comprar pneus importados e possa fazer a melhor decisão de compra para o seu caso.

MARCAS IMPORTADAS INTERESSANTES

XBRI
A XBRI Pneus é uma marca privada que pertence à Sunset Tires Corporation, empresa que atua desde 1988 com foco em importação, exportação e distribuição de pneus, sendo a maior destes segmentos na América Latina. Seus produtos são produzidos em fábricas de primeira linha no Vietnã, Malásia, Tailândia e China. A marca vem ganhando visibilidade sendo patrocinadora oficial de campeonatos estaduais de futebol, além dos jogos da Seleção Brasileira nas eliminatórias da Copa 2018. A Sunset decidiu introduzir produtos de marca própria desenvolvidos por uma equipe de engenheiros da empresa. Durante o processo de fabricação são efetuados controles de qualidade rigorosos e os pneus são projetados pensando em aspectos como nosso clima, estradas e rodovias. XBRI possui produtos para os segmentos de veículos comerciais leves, SUV, agrícola, industrial e de carga.

LINGLONG
Fundada em 1975, a Shandong Linglong Tire Co., Ltd. é uma fabricante especializada de pneus em grande escala voltada para a tecnologia, com produtos líderes como pneus radiais de automóveis de passageiros (PCR) de alto desempenho, pneus radiais de caminhões leves (LTR), dezenas de milhares de Especificações de pneus radiais de ônibus e caminhões totalmente em aço (TBR). Sua capacidade anual de produção supera os 40 milhões de unidades, hoje é a segunda maior fábrica de pneus da China e uma das top 15 do mundo. Shandong Linglong Tire Co., Ltd. é uma empresa chinesa líder na fabricação de pneus, que estabeleceu bases de fabricação em Zhaoyuan, Dezhou, Liuzhou, Jingmen, Changchun, Tailândia e Sérvia (em construção). Construiu a maior pista de testes da China, que está pronta e em uso desde abril de 2017. Além disso, a Linglong possui centros de P&D (com uma equipe que consiste em mais de 1.600 membros) em Zhaoyuan, Pequim e América do Norte e escritório de testes na Europa para desenvolver a tecnologia de ponta. Os produtos da Linglong são vendidos para mais de 180 países (Europa, Oriente Médio, Américas, Ásia-Pacífico e África) e são bem aceitos por quase 100 bases de fabricação de OEMs globais com qualidade estável e confiável, que entraram no sistema de fornecedores globais de montadoras de classe mundial. Até o momento, a empresa obteve mais de 700 patentes autorizadas, realizou 91 formulações de padrões nacionais e industriais, além de 11 projetos nacionais de inovação.

FULLRUN
A QINGDAO FULLRUN TIRE CORP., LTD é uma fábrica profissional e especializada em Product & Desing, fabricação e comércio de pneus no atacado e varejo. A FullRun escolheu o caminho da alta tecnologia e o desenvolvimento de marcas privadas de destaque desde 2003. Desenvolve uma linha completa de pneus premium e possui mais de 50 patentes. É um reconhecido fabricante de pneus de alto desempenho na China, suas principais marcas são: FULLRUN, AUTOGRIP, ANTYRE e FULLWAY que já se tornaram marcas chinesas famosas de TBR / PCR / VAN / SUV / LTR / AGR / OTR e possuem diversas certificações. Sua quantidade anual de exportação de pneus é sempre superior a 100 milhões de dólares (dados dos últimos 9 anos). Em 2011o faturamento atingiu 400 milhões de dólares americanos para o comércio exterior e 250 milhões de RMB para as vendas internas. Permanece como um dos maiores negociantes de pneus na China produzindo pneus de alto desempenho.

GOODRIDE
Fundada em 1958, a Zhongce Rubber é a maior empresa produtora de pneus da China e a 10ª maior do mundo, responsável pela fabricação dos pneus Goodride. Com mais de 20 mil funcionários, produz mais de 115,5 milhões de pneus por ano para aplicações em veículos de passeio, SUV, caminhões e ônibus, fora de estrada, agrícolas e para veículos de duas rodas (motocicletas e bicicletas). Seus produtos são comercializados em mais de 10 mil pontos de venda em todo o mundo. Investe um montante superior a US $50 milhões anuais em pesquisas e desenvolvimento, contando com o suporte de um time formado por 1.000 engenheiros chineses, coreanos e japoneses. Em suas instalações próprias, executa testes de laboratório e ensaios de ruído nos sistemas de testes MTS Plano-Trac III CT Tire. Desde 2009 tem seus pneus homologados pela rotulagem introduzida pela União Europeia. Desde 2015 conta com uma filial na Tailândia, com capacidade para produzir 700 mil pneus/ano, oferecendo produtos de alta tecnologia a preços muito competitivos. Os pneus Goodride são equipamentos originais (OE) da Hyundai para o modelo Tucson, em todo o mundo, e da joint venture Changan Automobile China, para os modelos Suzuki e Mazda. Considerado ‘Fornecedor do Ano’ há quatro anos consecutivos, o grupo Zhongce Rubber fornece mais de dois milhões de pneus em 13 versões diferentes para a Changan Automobile. A empresa também fornece equipamentos originais para a SAIC-GM, especialmente pneus verdes, que atendem as normas ambientais da Europa e Estados Unidos. Todos os pneus Goodride são desenvolvidos dentro das características de tráfego das ruas, estradas e de condições climáticas brasileiras e seguem todas as normas e dispositivos regimentais exigidos pelo governo brasileiro, tais como: certificações do Inmetro; logística reversa de pneus do IBAMA e enquadramentos do Programa Brasileiro de Etiquetagem que premia produtos de mais alta qualidade e respeito ao consumidor.

TORNEL
Tornel é uma empresa mexicana e a única produtora de pneus no México, dedicada à fabricação de pneus e outros produtos relacionados à indústria automotiva. Fundada em 1933 pelo empresário mexicano Armando Tornel, que em outubro de 2006 entrou no Hall da Fama da Indústria Mundial de Pneus.

TRIANGLE
Fundada em 1976, a Triangle já possui 40 anos de história na fabricação de pneus para diversas aplicações. Durante todos esses anos, a marca sempre manteve seu objetivo: atender às demandas globais de seus clientes, investindo em pesquisa e desenvolvimento de ponta. Produz mais de 900 tipos de pneus radiais em mais de 5.200 SKUs diferentes (padrões e tamanhos de banda de rodagem). A produção anual ultrapassa 25 milhões de unidades de pneus para automóveis de passeio, SUV, caminhões, ônibus e OTR (para equipamentos industriais, de construção e de mineração). As fábricas “inteligentes” da Triangle são controladas de forma eficiente por sistemas de manufatura integrados por computador, com os mais altos padrões e controles de qualidade da indústria. A Triangle também se tornou um importante fornecedor de pneus OEM para alguns dos fabricantes de veículos e equipamentos mais conhecidos em todo o mundo. Tendo obtido uma posição de liderança no mercado doméstico de pneus na China, a Triangle está agora em um processo contínuo de expansão de sua presença internacional em mais de 180 países nas Américas, União Europeia, África, Oriente Médio, Ásia e Oceania.

Engenheiro Marcos de Farias

CREA-RS RS165611


2 respostas para “PNEU IMPORTADO VALE A PENA COMPRAR?”

  1. Top o artigo, procurava sobre esse assunto na internet
    encontrei aqui alguma das informações que procurava.
    Gostei obrigado!!!

  2. Muito interessante o artigo, coisas assim é que valem a pena
    a leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *