A Tires Solutions, uma empresa do grupo Pneus Expresso, é especializada na venda online de pneus. Atua com importação direta, distribuição e vendas a varejo de pneus de passeio novos e remoldados de várias marcas, modelos e medidas.

Quando fazer a revisão do carro?

Informações
pneus, tires solutions revisão do carro mecânico trabalhando

A revisão do carro é uma etapa essencial na boa manutenção e na preservação dos seus componentes.

É através dela que a vida útil do carro é preservada e os imprevistos na estrada são evitados.

Além disso, quando as revisões são feitas dentro do tempo recomendado, a segurança ao volante é muito maior, afinal o veículo estará sempre em seu melhor estado de funcionamento.

Entenda a seguir a importância das revisões e como elas evitam dores de cabeça muito maiores no futuro.

Por que é importante fazer a revisão do carro?

Quando as montadoras desenvolvem os seus veículos, diversos testes são aplicados com a finalidade de conhecer a durabilidade e resistência dos componentes utilizados.

Esses testes levam em conta diversos fatores, incluindo as condições adversas, características das estradas e do clima brasileiro.

Conforme o tempo passa, o desgaste nas peças dos veículos acontecem, aumentando o risco de danos e até mesmo de acidentes. Por isso, a revisão é feita com o intuito de evitar que problemas nos diversos sistemas do veículo aconteçam.

Como no exemplo do site da Renault, existem alguns itens que são mais comuns de serem revisados. 

Nesse sentido, algumas etapas da revisão são fundamentais, como é o caso da revisão do óleo de motor. Sendo o responsável por evitar que o atrito entre as peças internas cause muitos desgastes, ele deve ser trocado no tempo correto para que o seu bom funcionamento seja mantido.

os filtros de ar são responsáveis por impedir que as impurezas presentes no ar entrem nos coletores de admissão do motor. Principalmente para veículos que costumam pegar muita poeira, é fundamental fazer a revisão deste item a cada 5 mil quilômetros rodados, mantendo uma boa frequência de manutenção.

Os freios são, talvez, o item mais importante a ser revisado periodicamente. Isso porque o seu desgaste demanda diversas trocas ao longo do tempo no sistema de discos e pastilhas. Garantir a integridade dos freios é também garantir a segurança e tranquilidade ao volante.

Por último, as velas são partes fundamentais para o bom funcionamento do motor, e podem apresentar falhas silenciosas. O ideal é trocar conforme as recomendações do fabricante, geralmente a cada 15 mil quilômetros rodados.

Qual o intervalo ideal entre as revisões?

Para manter o bom funcionamento do carro, o ideal é manter uma boa frequência de revisões preventivas.

O intervalo recomendado é de cerca de 6 meses, ou a cada 10 mil quilômetros rodados (é importante consultar o manual do fabricante para conferir os dados com exatidão). 

Essas revisões devem receber bastante atenção dos condutores, pois além de manter a segurança na dirigibilidade do veículo, elas se tratam de uma condição necessária para que ele não perca a sua garantia de fábrica.

Caso o veículo fique parado por bastante tempo, também é recomendada a revisão, já que alguns dos itens (como o óleo do motor) possuem data de vencimento.

Revisão antes de viajar

Nem sempre é possível manter as revisões periódicas em dia, seja por motivos de tempo ou financeiros. É por isso que, antes de viagens longas de carro, é fundamental fazer a revisão.

É recomendado levar o veículo com antecedência, pois caso sejam detectados problemas capazes de comprometer o seu funcionamento, haja tempo para que eles sejam corrigidos.

Nesse sentido, procure reservar sempre uma certa quantia de dinheiro para fazer estas revisões e evitar dores de cabeça antes de colocar o pé na estrada.

Em nosso blog, você encontra muitas dicas e informações relacionadas ao mundo automotivo. Que tal clicar aqui e acessar agora o nosso último artigo “Quanto tempo dura o estepe?”


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *