O que é o lift de suspensão?
Informaçõeslift de suspensão, pneus, tires solutions
Você já ouviu falar em lift de suspensão? Para entender melhor sobre o que é o lift de suspensão, precisamos entender primeiro sobre os diferentes tipos de terreno em que um veículo pode transitar.
Os pneus podem ser classificados em 3 categorias conforme a sua fabricação: para vias pavimentadas; terrenos mistos ou terra:
- Vias pavimentadas: Pneus para o asfalto, concreto ou pistas similares.
- Terreno Misto: Pneus feitos para rodar tanto em vias pavimentadas quanto em vias não pavimentadas.
- Terra: Pneus feitos para a terra, lama e pistas com pedras.
Apesar dos diferentes terrenos em que os veículos transitam, ainda enfrentamos vários problemas com as vias pavimentadas no dia a dia. Entre eles, os principais são os buracos no asfalto.
É nesse contexto que surge o lift de suspensão, que consiste basicamente em levantar a suspensão do carro.
Por que fazer o lift de suspensão?
O principal motivo para a realização dessa alteração no veículo é proteger a carroceria contra batidas e ranhuras que podem acontecer em vias acidentadas.
Principalmente os donos de picapes e SUVs costumam aderir a esse tipo de modificação em seu veículo. Por possuírem uma maior tendência a prática off-road, erguem a carroceria de seus veículos para terem um melhor aproveitamento em pistas de terra e lama.
Muitas pessoas também optam por colocarem pneus de perfil mais alto em seus veículos para obter esse efeito de uma forma mais simples, como é o caso dos pneus all-terrain.
Agora que você já entendeu o que é o lift de suspensão e o porquê dessa modificação ser implementada, conheça também as principais vantagens da sua aplicação.
Quais as vantagens de erguer a suspensão do veículo?
Como foi tratado anteriormente, o principal objetivo de fazer o lift de suspensão é aumentar a altura da carroceria comparada ao solo.
As principais vantagens dessa prática estão relacionadas aos ângulos de entrada e saída do veículo, que auxiliam no desempenho em pistas de lama e terrenos esburacados.
Além disso, quanto maior a altura da carroceria, mais espaço é liberado para as rodas, possibilitando a instalação de rodas maiores (que também ajudam no aumento da altura da carroceria comparada ao solo).
Porém, o lift de suspensão também traz algumas desvantagens. Ao alterar a altura da carroceria, estamos alterando o centro de gravidade do veículo, e consequentemente a sua dirigibilidade.
Dessa maneira, o cuidado deve ser redobrado em curvas e manobras mais arriscadas, pois com o centro de gravidade mais alto, o risco do carro capotar também é maior.
Como posso fazer o lift de suspensão no meu veículo?
Fazer modificações em estruturas do seu veículo é sempre algo arriscado, pois qualquer detalhe pode alterar completamente a sua aerodinâmica, estabilidade e dirigibilidade.
Por isso, é essencial realizar uma boa avaliação do que será feito no veículo, sempre com o auxílio de um bom profissional.
Normalmente, é utilizado um kit lift para fazer esse procedimento, e ele consiste em um conjunto de peças que são instaladas na parte inferior da suspensão do carro, tornando ele mais alto.
Existem dois tipos de kits de lift de suspensão: o Lift e o Body Lift
- Lift – Envolve a substituição e a reconstrução de diversos componentes da suspensão do veículo, sendo um procedimento um pouco mais complexo, porém mais eficiente.
- Body Lift – Envolve a instalação de calços no conjunto de suspensão levantando a carroceria. Essa mudança não altera nada na suspensão do veículo, exceto a distância do chassi para a carroceria.
O procedimento de instalação e aplicação do lift de suspensão deve ser feito por um mecânico especializado e de confiança, pois se trata de um processo complexo que pode prejudicar o desempenho do seu veículo, caso instalado de forma errada.
Gostou de entender melhor sobre o que é o lift de suspensão? A Tires Solutions é a sua primeira opção quando falamos em compra segura, e possui os pneus ideais para você utilizar em seu veículo com a suspensão alta. Clique aqui e confira nossas ofertas.
Deixe uma resposta