A Tires Solutions, uma empresa do grupo Pneus Expresso, é especializada na venda online de pneus. Atua com importação direta, distribuição e vendas a varejo de pneus de passeio novos e remoldados de várias marcas, modelos e medidas.

Por que a borracha de pneu é preta?

Informações
borrachas, curiosidades, performance, pneu para carro pneu preto borracha de pneu preta

Que a borracha de pneu é preta todo mundo sabe. Mas você já parou pra pensar por que ela é assim?

A resposta para essa pergunta está relacionada à composição do pneu, que conta com um elemento de reforço para a sua borracha.

Leia o artigo que preparamos e saiba mais sobre uma das principais características dos pneus.

Borracha de pneu é preta por causa do negro de fumo

A cor preta dos pneus não é em vão. Ela se deve a um material que reforça a borracha natural e garante a característica mais sólida do pneu: o negro de fumo.

Essa substância, que é fabricada há mais de 150 anos, é um dos principais “ingredientes” na produção da borracha de pneu.

O seu uso garante que a durabilidade, aderência e resistência sejam ainda maiores, aumentando a performance do produto.

Cada pneu conta com uma “receita” diferente de negro de fumo, variando entre os fabricantes. 

Ele corresponde a 20% da composição da borracha de pneu, e não se limita a apenas um tipo. Existem dezenas de tipos de negro de fumo que podem compor os pneus, e é a combinação entre as diversas categorias que ajudam a definir a sua qualidade.

Como seriam os pneus sem essa substância?

Caso não fosse utilizado o negro de fumo (também chamado negro de carvão), a borracha de pneu não seria preta. Como a borracha natural é mais acastanhada, essa seria a cor dos pneus, ou até mesmo mais amarelado caso eles fossem fabricados de borracha sintética.

Além disso, pneus sem o negro de fumo ficariam moles demais até mesmo para serem modelados em seu formato, perdendo sua resistência contra abrasão, alta temperatura e atrito.

Existem pneus de outras cores?

Mesmo com o negro de fumo dando o aspecto preto à borracha de pneu, ainda existe a possibilidade de produzir pneus com outras cores.

Através do emprego da sílica e de pigmentos, pneus coloridos podem ser fabricados. Porém, eles não são comercialmente interessantes por diversos motivos, dentre eles:

  • 1 – Os pneus pretos disfarçam melhor a sujeira
  • 2 – Os pneus coloridos marcam o asfalto com arrancadas e freadas, poluindo as vias
  • 3 – Pneus coloridos gritam aos olhos das pessoas em um mundo de pneus pretos, destoando dos demais

Mesmo sendo fabricados, eles não fizeram muito sucesso entre os consumidores, que preferem a cor clássica dos pneus: o preto.

Além do negro de fumo, quais são os outros componentes dos pneus?

A matéria-prima vai muito além da borracha de pneu. Juntamente com os componentes como o negro de fumo, existem o aço, os tecidos e os materiais de enchimento.

As camadas e lonas presentes na parte estrutural do pneu também são igualmente importantes para a estabilidade, resistência e durabilidade do item.

Alguns compostos químicos também entram nessa conta, como antioxidantes, antiozonizantes e aceleradores, auxiliando no processo da vulcanização da borracha e consequentemente na produção do pneu.

Gostou de saber sobre essa curiosidade envolvendo o universo dos pneus? No Blog da Tires você encontra mais informações, dicas e novidades como essa. Clique aqui e saiba mais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *